Apresentando o novo MB&F LM Sequential Flyback Platinum
Em 2022, a MB&F revolucionou o universo dos cronógrafos com o lançamento do LM Sequential EVO, seu primeiro relógio cronógrafo e seu 20º calibre. Esta peça técnica inédita, imaginada pelo lendário relojoeiro Stephen McDonnell, ganhou o prestigioso prêmio "Aiguille d'Or" do Grand Prix d'Horlogerie de Genève graças às suas principais inovações e seus múltiplos modos de cronometragem combinados de maneira inigualável através de seu engenhoso "Twinverter", um seletor binário permitindo a cronometragem independente, a cronometragem 1/100 de segundo, a acumulação de tempos e a medição de tempos de volta.
A MB&F leva o conceito ainda mais longe com a nova edição Flyback que, além das funções do Sequential EVO, adiciona a complicação flyback, inicialmente concebida para aviadores, impulsionando assim o Sequential para o mundo da aviação.
Esta edição Flyback tem um elegante mostrador azul celeste e caixa de platina com braceletes aparafusados em um estilo Legacy Machine mais clássico, com mostradores lacados em branco, incluindo um para horas e minutos inclinados, tudo montado em uma pulseira de couro.
Os calibres Sequential e Sequential Flyback são mais uma vez a obra de Stephen McDonnell, que já havia criado para a MB&F o lendário LM Perpetual premiado. Mas Stephen e Max tinham outra ambição: integrar a função flyback, inicialmente concebida na década de 1930 para pilotos que precisavam cronometrar com precisão as diferentes etapas de um voo. O protótipo original de McDonnell já tinha um sistema flyback no cronógrafo esquerdo, e o Sequential EVO foi projetado para recebê-lo. No entanto, a complexidade era tão grande que 4 dos 9 meses de desenvolvimento foram dedicados ao flyback, com 6 reprojeções completas. Muitas novidades de uma vez, McDonnell preferiu adiar essa complicação.
Dois anos de refinamento secreto depois, o sonho se concretiza com a edição Flyback, que exigiu uma profunda reformulação dos cronógrafos para integrar este mecanismo tão delicado. A chave: o sistema de cremalheira vertical diamantado desenvolvido por McDonnell, do qual depende todo o desempenho do Sequential. O flyback também requer elementos diamantados, McDonnell chegou a usinar ele mesmo um primeiro rolamento diamantado, uma das 5 inovações patenteadas deste relógio excepcional.
Além de seu desempenho cronométrico excepcional, o LM Sequential Flyback também marca um passo histórico no vínculo entre Max Büsser, a marca que ele criou, e Stephen McDonnell, um dos relojoeiros pioneiros que montaram em 2005 a primeira Horological Machine que deu vida ao sonho de Max. Uma década depois, McDonnell retorna à MB&F para conceber o legendário perpétuo do LM Perpetual.
Entre esses dois visionários que compartilham a mesma filosofia relojeira vanguardista, mas com abordagens complementares - McDonnell explorando funcionalidades inéditas, Max concretizando seus sonhos mais loucos - o Sequential Flyback tece um novo fio, erguendo a MB&F como uma manufatura incontornável com uma nova obra-prima que entrará nas lendas da relojoaria.
Agora um pouco mais das especificações desse modelo. Sua caixa de platina de 44 mm x 18,2 mm possui uma coroa rosqueada e garante resistência à água até uma pressão de 3 ATM (aproximadamente 30 metros/90 pés). O amortecedor anular FlexRing instalado entre a caixa e o movimento fornece proteção contra choques ao longo dos eixos vertical e lateral. A caixa não possui bisel, deixando o máximo de espaço possível para o mostrador, bem protegido pela cúpula de cristal de safira característica da coleção LM.
Tratado com revestimento anti-reflexo em ambas as faces, este cristal sofreu uma complicada mudança na geometria para acomodar a colocação da balança suspensa de 3 Hz (21.600 vibrações por hora) em relação aos mostradores do cronógrafo. Apesar da aparência final do cristal do mostrador - formando um arco perfeitamente liso - existem na verdade dois ângulos sutis (e difíceis de alcançar) incorporados na curvatura do cristal para minimizar a altura geral do LM Sequential Flyback.
Através do fundo da caixa em cristal de safira transparente, é possível apreciar os belos acabamentos do movimento de corda manual, incluindo ângulos de chanfro internos, chanfros polidos, ondas Genebra, gravuras feitas à mão e pontes escurecidas (acabamento NAC). Deste lado encontramos também o indicador de reserva de marcha de 72 horas.
Combinado com uma pulseira de crocodilo com fivela dobrável em ouro branco, o MB&F Legacy Machine Sequential Flyback em platina é uma edição limitada de 33 peças com preço de varejo de CHF 188.000, aproximadamente R$1.000.000 na cotação atual.