REVIEW: BALTIC Bicompax 003
Um relógio francês com peças chinesas
FOTO: Bernardo Britto
A Baltic vem me chamando atenção já tem um tempo, eu vejo que os relógios se inspiram sim em outras marcas, mas tem personalidade. A marca foi fundada por Etienne Malec, um francês, em 2016. Etienne é um Watchmaker desde 2005, seu amor pela relojoaria se deu início ao descobrir a coleção de relógios de seu pai.
Seu pai mantinha um diário de todos os seus relógios, particularidades, data de compra, preço, venda, cada detalhe anotado no diário. Isso fez com que Etienne se interessa-se ainda mais na relojoaria. O nome Baltic se refere as raizes do pai, na costa norte da Polônia. Etienne considera que os relógios da coleção do pai, são as verdadeiras inspirações para os relógios desenvolvidos pela Baltic nos dias de hoje.
Etienne começou a estabelecer uma conexão com colecionadores e entusiastas em Paris e na França geral, para em 2015 compartilhar sua vontade de começar uma marca. Quando a Baltic lançou seu projeto no Kickstarter, a cena já estava favorável para o pequeno empresário.
Esse Kickstarter tinha como objetivo levantar €50,000 para a produção de dois relógios: HMS 001 e Bicompax 001. Ele levantou mais de €500,000, o que tornou um dos lançamentos mais significativos do ramo no Kickstarter.
FOTO: Bernardo Britto
A produção dos relógios da Baltic é distribuída por três regiões diferentes: a maioria dos componentes é fabricada em Hong Kong, os relógios são montados e ajustados na França, e a linha de acessórios é produzida na Itália. Depois que os diversos componentes são fabricados, eles são enviados para o ateliê em Besançon, França, para montagem e ajuste. A Baltic se orgulha de colaborar com alguns dos melhores fabricantes em relojoaria para oferecer a melhor qualidade no mercado dentro de sua faixa de preço.
A coleção de relógios Baltic é uma coleção de relógios neo-vintage. Alguns dos modelos são reproduções precisas dos relógios do pai de Malec, enquanto outros são uma interpretação mais moderna de Etienne Malec. Malec afirmou em várias entrevistas que os relógios são "montados na França" . Hoje tem boutique em Paris e Londres, mas a maior parte das vendas é feita pelo site da marca.
Malec utiliza calibres automáticos Miyota e manuais de corda Seagull. Os relógios da empresa possuem várias características significativas da metade do século XX. A aparência geral dos relógios é relativamente modesta, inspirada no estilo Art Déco.
O modelo que eu tive acesso é o Bicompax 003 com open caseback e essa pulseira no estilo Rice Beads, ou grão de arroz. O caseback transparente e a pulseira são opcionais, o que acaba encarecendo o relógio. Bicompax foi um dos primeiros relógios da marca, o 003 é uma combinação de algumas características do 001 e do 002. Esse é o dial salmão, com acabamento rateado e dois sub-mostradores com acabamento azurage. Ponteiro de hora e minutos em formato de folha, que eu achei lindíssimo. É um cronógrafo manual, que utiliza o calibre ST1901, o mesmo utilizado nos Seagull, 42 horas de reserva de marcha, e pode cronometrar até 30 minutos.
Ficha Técnica
Material da caixa: Aço inoxidável 316L
Diâmetro da caixa: 36,5 mm
De uma extremidade à outra: 46 mm
Espessura: 13 mm (10 mm sem o vidro)
Largura do lug: 20 mm
Vidro: Hesalite de alta cúpula
Acabamento do mostrador: Escovado, arenoso e azurage
Movimento: Manual Seagull ST1901
Reserva de energia: 42 horas
Resistência à água: 50 metros (5ATM)
FOTO: Bernardo Britto
Opinião
É de extrema importância saber exatamente o que você está comprando, ainda mais um relógio desse valor. Eles deixam bem claro no site que a marca é francesa, que os relógios são montados na França mas que grande parte das peças vem da China. Muita gente vai torcer o nariz por ser um movimento Seagull, como eu fazia uns meses atrás. Eles ajustam os movimentos baseado nas especificações da marca, e ainda enviam um comprovante de temporizador profissional.
O acabamento é o ponto alto do relógio, esse mostrador cor de salmão é um dos mais bonitos da marca, e acredito que seja o carro chefe. Geralmente mostradores salmão se reservam a marcas muito mais caras.
A pulseira "rice-beads” é um super charme, parece um pouco a jubilee mas não tanto, o que pra mim é muito bom. Vi uma foto minha com ele e me surpreendi como é bonita!
É um relógio bacana, não é o modelo que eu teria da marca, mas inquestionavelmente lindo. Dentro da faixa de preço, entrega uma qualidade legal e autêntica, foge do óbvio.
Agradecimento especial ao seguidor e amigo Thiago por ter emprestado o relógio para esse review.