Luigi Latini Couro

O artesão do couro que produz pulseiras e acessórios para amantes da relojoaria.

Luigi Latini (Foto: Bernardo Britto)

Qual o primeiro lugar que você pensa quando quer trocar a pulseira de algum relógio seu? Na minha cabeça era o cameló. Exatamente, cameló. O mesmo lugar que eu vou quando tenho que trocar bateria de algum quartz. Para quem não sabe, cameló são aquelas barraquinhas que ficam na rua, tem muitos aqui no centro do RJ e mais ainda espalhados por SP.

Em uma saga atrás de pulseira para meus Moonswatch’s (detesto as pulseiras de velcro), me indicaram o Luigi Latini Couro. Dei uma fuçada no instagram dele, mas não cheguei a encomendar nada. 

Na minha primeira ida a Praça Benedito Calixto, dei de cara com ele, Luigi Latini. Luigi tem uma barraca/stand na feira, no mesmo corredor da melhor vendedora de relógios da feira. Imediatamente reconheci sua logo, falei que tinham me indicado ele, e lá se foi meia hora de conversa. 

Além de ser uma baita pessoa simpática, bom de papo pra caramba, é um exímio profissional do couro. Trabalha com diversas peças, mas o que me chamou atenção mesmo foram as pulseiras e acessórios para relógios. O que mais me chamou atenção foram os porta-relógios em couro.

Porta Relógio (Foto: Bernardo Britto)


Luigi começou a trabalhar com couro por volta dos anos 2000, iniciou aprendendo técnicas dentro do artesanato com seu Mester Carlos Ocanes, artesão, um dos primeiros expositores da Feira da Praça da República, onde terminou seus dias em 2014. Começou no couro como hobby, já possuía boa experiência com computação gráfica, criação, produção e administração. Com o passar do tempo, lá para 2014, Luigi começa a explorar a produção de pulseiras para relógios. O trabalho mudou muito, apesar de ter experiência na atividade, foi muito difícil elaborar e confeccionar uma pulseira de relógio, inicialmente as medidas não saiam conforme planejadas, o acabamento e tudo mais deixavam a desejar.  

“Não existem cursos, o aprendizado foi no acerto, erro, correção, retrabalho, ....mas principalmente foi fundamental  adotar um processo de melhora contínua da qualidade, o caminho é longo, estamos no percurso.” Diz Luigi.

Segundo Luigi, durante a pandemia as coisas mudaram, a produção ficou mais nas pulseiras de relógio, surgiram outros caminhos e novos projetos. Parte dessa nova fase está em um novo modelo de vendas online, com implantação em 2023, apesar de ter essa modalidade há algum tempo, não havia a possibilidade de voltar muita atenção ao online, sozinho do início ao fim do processo não sobrava tempo.  

Luigi: “Nessa caminhada, aos poucos, fui ensinando um amigo, mais adiante, minha esposa e mais um amigo, hoje trabalhamos em quatro pessoas, com muita dedicação e ainda na caminhada da melhora da qualidade, oferecemos o que temos de melhor aos nossos clientes, seja presencialmente na Feira da Praça Benedito Calixto, em nossa oficina ou pelo site.” 

No seu stand na praça, Luigi oferece desde pulseiras mais em conta até a possibilidade de personalização de acordo com a demanda do cliente. A minha foi a mais barata que ele oferecia, custou R$349,00, e combinou muito com meu Moonswatch Mission to Mars.

Torço muito para que o Luigi inicie com o pé na porta a venda de pulseiras on-line visto que o mercado brasileiro carece de ACESSO a produtos desse nicho com qualidade e praticidade. Você encontra as pulseiras do Luigi na Praça Benedito Calixto aos sábados, no seu insta @luigilatinicouro e em seu site: www.luigilatini.com

Quem sabe em breve não sai uma collab?

Próximo
Próximo

Praça Benedito Calixto