Praça Benedito Calixto

Charmosa feira de antiguidades no centro de Pinheiros

Praça Benedito Calixto (Foto: Bernardo Britto)

Desde que comecei esse lance de produção de conteúdo voltada para relógios, o mundo vintage tem chamado bastante minha atenção. Não sei se é pelo fato da minha família sempre ter trabalhado com antiquário, mas o garimpo tem um toque especial. Quando fui para Amsterdam, em abril desse ano, fiquei encantando com o que vi na Amsterdam Vintage Watches, mas era longe de ser um garimpo. Tentei procurar por vários lugares em Barcelona e Portugal, mas não achei nenhuma feira de antiguidade, essas de rua. Pode ter sido pura preguiça minha, certeza que existem por aqueles lados. 

Foi uma amiga minha, em uma ida a São Paulo, que me apresentou a Feira de Antiguidades da Praça Benedito Calixto. Ela me mandou fotos dos relógios e a seguinte mensagem: Be, tem muita coisa aqui!

Não demorou muito para que eu voltasse a São Paulo, especialmente atrás dessa feira. Fiquei bastante satisfeito com o que vi lá. (Aqui é um resumo das 3 vezes que fui na Benedito)

O nome oficial é Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, fica em Pinheiros. Foi inaugurada em 1987. Faz parte do calendário turístico e cultural da cidade. Acontece todos os sábados das 09 às 19h. Eu já fui cedo e mais pra hora do almoço, ir cedo é incomparável. Os restaurantes em volta da praça lotam, consequentemente, a feira também.

Tem de tudo na feira, desde partes de carros, até xícaras, e, obviamente, relógios. Eu identifiquei 4 barracas de vendedores de relógios, além do artesão do couro, Luigi Latini (papo para outro dia), com excelentes pulseiras. Um eu não confio, se tiver UM relógio falsificado, eu já condeno todos. Os outros 2 não tem grandes quantidade, mas já vi qualidade, como esse Omega Seamaster. 

Omega Seamaster (Única foto de iPhone que vai ter nesse site, peço perdão)

Omega Seamaster

Me interessei bastante por essa peça, mesmo estando um pouco acima do meu orçamento. A pedida era de aproximadamente R$4.000,00. Joguei foto dele no grupo do whatsapp pedindo opinião dos membros. Um deles afirmou que nunca tinha visto dia da semana na língua portuguesa em Seamasters dessa época. Já outro membro, afirmou que a Omega já produziu relógios no Brasil muitos anos atrás, quando havia incentivo do governo para o Polo Industrial de Manaus, então poderia ser real. Eu achei o relógio lindo.

Em uma dessas duas barracas, encontrei esse maravilhoso Omega DeVille, porém um pouco pequeno para meu punho. Preferi apenas apreciar. Dessa última vez que fui, ele já não tinha quase nada. O forte dele são os óculos.

A barraca mais interessante de todas é de uma moça. Ela fica muito próxima do café, que sempre paro para tomar café da manha. Ela tem as melhores peças. Os mais interessantes que já vi por lá:

Omega Speedmaster Reduced Schumacher - Vermelho

Sou apaixonado nos Speed's Reduced, mas esse tava com o bezel bem surrado, deixei passar.

Andy Warhol

Como grande fã de arte, e do artista Andy Warhol, não podia deixar esse passar. Certamente alguém foi em alguma exposição do artista fora do Brasil, comprou no Museum Shop, e veio parar aqui. Adoro ele. Divertido e não gera preocupação. Paguei R$200,00.

Omega Dynamic

Se tem duas marcas que chamam minha atenção com relógios diferentes, elas são: Cartier e Omega. Esse Omega Dynamic eu fiquei namorando duas semanas antes de, finalmente, fechar negócio.

Ah, como que eu ia me esquecer. Existe um quinto vendedor, é um senhorzinho muito do simpático, que vende de tudo. Inclusive relógios. Vi esse Seiko 5 vintage, muito lindo, me apaixonei na hora. O que mais me chamou atenção foi a pulseira, muito parecida com uma que eu já tive em um apple watch meu, kkk.

A Feira da Benedito, na minha opinião, é a melhor feira de antiguidades de São Paulo. Vale o passeio, seja pra garimpar, ou só ficar apreciando. A dica que eu dou é: se tem um fake na bandeja, todos podem ser fakes.

Anterior
Anterior

Luigi Latini Couro

Próximo
Próximo

O Carimbo de Salazar