A Revolução da Cerâmica Luminescente: IWC Schaffhausen Apresenta a Ceralume®
A IWC Schaffhausen, reconhecida por sua expertise na engenharia de relógios em cerâmica, acaba de dar um passo revolucionário com a introdução da tecnologia Ceralume®. Essa inovação marca um avanço significativo na indústria relógio de luxo, permitindo que a marca suíça produza, pela primeira vez, caixas de relógio totalmente luminescentes em cerâmica.
Ao longo de quase quatro décadas, a IWC Schaffhausen adquiriu vasta experiência na fabricação de relógios em cerâmica, um material leve, extremamente resistente a riscos e arranhões. A jornada começou em 1986, quando a empresa lançou o primeiro relógio de pulso do mundo com uma caixa de óxido de zircônio cerâmico preta. Desde então, a IWC tem apresentado inovações importantes, como caixas de cerâmica de nitreto de silício marrom e carbeto de boro preto, uma das substâncias mais duras conhecidas.
Agora, a Ceralume® representa um marco na engenharia de cerâmica, resultante de um processo de fabricação altamente desenvolvido e patenteado pela divisão de engenharia XPL da IWC. A tecnologia permite a produção homogênea de caixas de relógio totalmente luminescentes, combinando ceramidas em pó com pigmentos Super-LumiNova® de alto grau, um material luminoso que atua como uma bateria para armazenar energia luminosa.
Segundo o Dr. Lorenz Brunner, Gerente de Pesquisa e Inovação da IWC Schaffhausen, "Com as primeiras argolas de caixa totalmente luminosas em cerâmica, reafirmamos nosso papel como pioneiros e inovadores em relógios de cerâmica. O desenvolvimento da Ceralume® levou vários anos. Os principais desafios que enfrentamos foram produzir caixas de relógio com máxima homogeneidade e atender aos nossos rigorosos padrões de qualidade. Para alcançar esses objetivos, desenvolvemos um revolucionário novo processo de fabricação - personalizado para a combinação única de pós cerâmicos e pigmentos Super-LumiNova®."
O efeito de brilho fascinante é obtido pela adição de pigmentos Super-LumiNova® de alto grau às matérias-primas cerâmicas. Desenvolvido pela empresa suíça de tecnologia RC Tritec, o Super-LumiNova® é um composto cerâmico de alta tecnologia que se comporta como uma bateria de armazenamento de luz. O material absorve a energia luminosa da luz solar ou artificial, armazena-a temporariamente e, em seguida, emite a energia absorvida como luz visível. Esse ciclo pode ser repetido infinitamente sem causar envelhecimento do material ou diminuir sua capacidade de armazenamento de luz. Em testes em câmara escura, as caixas de relógio Ceralume® emitiram uma luz azulada brilhante por mais de 24 horas.
Para alcançar uma mistura perfeitamente homogênea de matérias-primas, apesar de seus diferentes tamanhos de partícula, os engenheiros da IWC recorreram a um processo dedicado de moagem de esferas, que precisou ser personalizado para as matérias-primas utilizadas. Além disso, os parâmetros do processo de sinterização e o processo de moagem do corpo cerâmico sinterizado também precisaram ser adaptados especificamente para a cerâmica luminescente.
Como prova de conceito dessa tecnologia revolucionária, a divisão experimental XPL da IWC fabricou um relógio conceito totalmente luminescente em cerâmica. Além de sua caixa Ceralume®, o conceito em um design de Pilot's Watch Chronograph 41 apresenta um mostrador branco luminescente e uma pulseira de borracha branca luminescente, enriquecidos com pigmentos Super-LumiNova®.
Com a tecnologia Ceralume® patenteada, desenvolvida pela IWC Schaffhausen, a marca estabelece as bases para futuras evoluções e lançamentos, abrindo caminho para uma nova era de relógios de cerâmica luminescente e reafirmando sua posição de liderança em inovação na indústria de relógios de luxo.
Não é de hoje que Lewis Hamilton é visto usando edições especiais ou peças únicas - lembram do IWC Big Pilot totalmente preto em apoio ao movimento 'Black Lives Matter' ou do Big Pilot Perpetual Calendar Top Gun Lake Tahoe? Acontece que neste fim de semana, durante o GP de Mônaco de 2024, Lewis Hamilton foi flagrado usando este relógio conceitual em múltiplas ocasiões.
E, se o resultado é certamente polêmico ou talvez exagerado para alguns, ele também parece bem legal. O design totalmente luminescente com caixa, mostrador e pulseira de borracha branca brilhante chamou atenção nos boxes e na pista de Mônaco.
Embora possa dividir opiniões, não há dúvidas de que este relógio conceitual IWC Ceralume® fez uma entrada impactante, adicionando um toque futurista e ousado ao estilo de Lewis no lendário circuito de rua. Seja amado ou odiado, certamente não passou despercebido nos pulsos do piloto de F1 neste GP de Mônaco.